guia de seo para iniciantes

Criou seu site ou blog há pouco tempo e ainda tem dúvidas a respeito de ranqueamento nos buscadores? Conta com poucas visualizações diárias? Se a resposta para estas duas perguntas foi “sim”, fique tranquilo! A Speed Ranked traz um guia de SEO para iniciantes que vai te ajudar muito a expandir a mente para este fascinante universo de possibilidades referentes à otimização!

  • UMA RÁPIDA EXPLICAÇÃO DO QUE É SEO

SEO ou Search Engine Optimization, são três palavras que vêm sendo utilizadas cada dia mais por empresas, negócios e todo tipo de site ou blog. Tudo porque as vantagens de conhecê-las são gigantescas, basta compreender o mínimo.

Pense comigo: milhões de internautas navegam pela Internet e, praticamente todos, acessam mecanismos como Google ou Bing todos os dias, correto?

O SEO é a chave para que seu link seja encontrado com facilidade e, porque não, encontre-se no topo das pesquisas. A conta é simples: quanto melhor o ranqueamento, mais tráfego, resultados e, potencialmente, mais clientes.

Se você notou que a vida online é o futuro do seu negócio, esta é a ferramenta mais valiosa que poderá ter acesso.

  • ESTE GUIA SERVE PARA QUEM?

Respondendo a pergunta deste tópico: para quem não tem tanta experiência com SEO ou que nunca teve acesso a tal ferramenta.

Desta forma, tentaremos inserir termos compreensíveis e nos afastaremos de jargões ou palavras técnicas e incompreensíveis.

Este será o primeiro passo para novos conhecimentos. E, quem sabe, num futuro próximo, já esteja empenhado em estudar técnicas mais avançadas de SEO?

  • PESQUISA: COMO ELAS FUNCIONAM?

Ter noção de como as pesquisas nos sites de busca funcionam te dará uma melhor visualização de quais são os fundamentos do SEO.

No tópico anterior, tínhamos citado um âmbito geral das pessoas que acessam o Google, por exemplo, para pesquisar qualquer tipo de informação. Mas vamos diminuir este escopo com o seguinte questionamento: quantas vezes você acessa estas plataformas por dia?

Anualmente, em uma proporção mundial, são mais de 2 trilhões de pesquisas.

Portanto, esqueça os dicionários de papel ou os livros de receita. Quer saber o significado de uma palavra, fazer um prato diferente, estudar sobre assuntos variados ou se divertir. Isso está à distância de um clique!

Dependemos constantemente disso, pois são estes mecanismos que nos dão as respostas para absolutamente tudo que queremos.

Mas o que ocorre quando faz as consultas e como eles funcionam internamente para ordenar qual link ou site vem primeiro?

  • O FUNCIONAMENTO DOS BUSCADORES

Há um trabalho de preparação, antes mesmo de o usuário ir até o botão “Pesquisar” e dar o clique. Tudo para que os resultados sejam precisos e condizentes com a busca.

Tal preparação é dividida em três etapas:

  • ETAPA 1: RASTREAMENTO

Estes rastreadores (ou spiders) são programas que vasculham e encontram as informações disponíveis em servidores que são responsáveis por hospedar os sites.

Depois disso, listam servidores e sites, visitam cada um e relacionam os melhores conteúdos (sejam de texto, vídeo, imagem e outros formatos). Lembrando que também têm as informações de links quebrados dentro das páginas e outras atualizações feitas.

Segundo a Live Stats, grupo da empresa Statista, em outubro de 2019 existiam cerca de 1.718 milhões de sites. E este número, certamente, cresceu de lá para cá!

Resumimos tudo isso para dizer que sem o devido rastreamento de seu site, as visitas não chegarão, pois, os mecanismos terão dificuldades em ler os códigos.

  • ETAPA 2: INDEXIÇÃO

Depois do rastreamento, as informações serão organizadas, classificadas e armazenadas. Só assim o usuário final terá sua pesquisa com a qualidade e relevância necessárias. Isso é a Indexição.

As métricas recorrentes são: data de criação e atualização, descrição da página, conteúdo, inserção de palavras-chave, links (tanto de entrada quanto de saída).

O que devemos ter em mente é que, quanto maior o número de links indexados dentro do seu site, maior são as chances de aparecerem nas páginas dos buscadores (independentemente da posição).

  • ETAPA 3: CLASSIFICAÇÃO

Basicamente são regras e decisões estipuladas dentro do software para que a busca do usuário tenha resposta mais precisa. Elas são tomadas baseando-se nas informações disponibilizadas pelo seu índice.

Estes algoritmos de classificação evoluíram com o tempo. E se antes combinavam apenas a busca do usuário com o título da página, hoje já mais de 255 regras que são levadas em consideração.

Aqui vai uma forma simplificada deste processo:

  • ANÁLISE DE CONSULTA DO USUÁRIO

Esta análise é feita em cima de palavras-chave (são os termos fundamentais que você utiliza dentro da sua postagem. Por exemplo: “Melhores filmes de todos os tempos”.

Os resultados serão condicionados a este conteúdo.

Atualmente o aprendizado da máquina é tão avançado que já interpretam erros ortográficos ou entendem plurais. Nem mesmo os criadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, tem a noção exata destas análises.

  • PÁGINAS CORRESPONDENTES À PESQUISA

É nesta etapa que os programas entendem quais são os sites que darão as respostas mais relevantes.

Precisão e rapidez para manter o internauta satisfeito e os proprietários dos sites também!

Os pontos primordiais destas regras da correspondência são:

  • Título e relevância do conteúdo;
  • Tipo e Qualidade do Conteúdo;
  • Qualidade do Site;
  • Data de Publicação;
  • Reconhecimento de um texto ou página;
  • Idioma;
  • Velocidade do site e da página;
  • Site Responsivo (que rode bem tanto no PC quanto no Smartphone);
  • Localização.

Já é comprovado que grande parte dos internautas acessa até o 5° resultado principal da primeira página. Sendo assim, não adianta estar na segunda, terceira ou quarta página. O tráfego será muito menor.

E você, gostou deste Guia de SEO para Iniciantes? Em breve traremos mais informações!

Qualquer dúvida ou sugestão entre em contato por email ou por nossas redes sociais. Será um prazer atende-lo.

Fonte: SEO Basics for Beginners (Autor: Alex Chris)

Confira outros textos que poderão te interessar: https://speedranked.com/google-analytics-e-seo-basico/