on-page off-page

A Speed Ranked já havia comentado rapidamente a respeito de On-Page e Off-Page. Mas hoje, nos aprofundaremos mais e melhor no tema.

Lembrando que o SEO é a forma mais eficiente para elevar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca.

Confira cada um!

  1. On-Page

Este processo pode ser dividido em duas partes importantíssimas, ou seja, a otimização de paginas na web como meta-descrição, cabeçalho, títulos,  e etc. e otimização do conteúdo real.

Veja abaixo as especificações de cada uma delas:

  • Título da Página: Desde o início, o título foi um fator que o Google julgou importante. Portanto, insira a palavra-chave, além de nomes chamativos e diferentes dentro de cada postagem sua. Lembrando que, assim como uma chamada num jornal impresso, o Título da Página será o que o seu leitor verá primeiro;
  • Descrição da Página: É um resumo do que o leitor irá acompanhar no texto. Este trecho noramalmente não mostrara ao longo do conteúdo da página, mas é mostrado nos sistema de busca da google por exemplo.
  • (H1) ou Título Principal: Use apenas um Título Principal – sempre com a palavra-chave e complementando o Título da Página;
  • (H2, H3) ou Subtítulos: Para facilitar a leitura, é importante dividir seu texto com subtítulos. Isso te ajudará na hora de reduzir a quantidade de linhas por parágrafos e deixará tudo mais fluido e dinâmico;
  • Imagens, áudios e vídeos otimizados: há algumas formas de fazer com que imagens, áudios e vídeos sejam ‘entendidos’ pelo Google. Esta técnica é conhecida como SEO Friendly. Com a tag ALT, por exemplo, você ajudará os mecanismos de busca a categorizar as imagens de forma mais adequada.

Atente-se à seguinte questão: o Google ranqueia páginas e não o site todo. Porém, se o site for de baixa qualidade, estes conteúdos dificilmente estarão bem classificados. Em contrapartida, sites de qualidades melhores raramente estamparão todos os links nas primeiras páginas.

  • Otimização de Conteúdo: Aqui é onde você passará a maior parte de seu tempo. Tudo isso porque o Google busca os conteúdos de maior relevância e qualidade para que seus usuários retornem para novas pesquisas.

Muitos pensam mais na classificação em si do que num bom texto, porém, é comum vermos bom ranqueamento de materiais que nem trabalham com o SEO, simplesmente pelo bom conteúdo.

Com conteúdo de qualidade queremos dizer que:

  • Exclusivo para determinado site;
  • Detalhado e explicativo;
  • Com excelente formatação;
  • Conta com dados e informações de confiança.

Tenha em mente o que você, como leitor de sites e blogs, gostaria de ler. Escreva seu texto e, em cima dele, insira o SEO.

  1. Off-Page

Explicar como o processo Off-Page é tão importante quanto o On-Page é nossa finalidade neste tópico.

Isso quer dizer que referências, menções e backlinks que outras páginas são fundamentais para a propagação e melhoria no seu ranqueamento. É uma espécie de promoção para aumentar a popularidade de suas páginas.

Na criação do Google, seus fundadores, Larry Page e Sergey Brin já tinham a ideia de que uma página com mais referências valeria mais. Então, foi questão de tempo para que os backlinks se propagassem com muita rapidez.

  • O que é backlink: é o link que você insere, dentro da sua página, e referencia outro site ou página. Quanto mais links, mais confiável o Google entende que é o seu conteúdo. Ou seja, backlinks são fundamentais para os mecanismos de busca;
  • Link Building: notando esta questão dos backlinks, diversos criadores de blogs e sites construíram outros endereços apenas para obter tais links. Os tráfegos dos mesmos aumentaram, mesmo sem a devida qualidade. Notando isso, o Google fez (e continua fazendo) melhorias e ações para proteger os resultados finais das pesquisas;
  • Penalidades do Google: com a adição de ‘links bons’ e ‘links ruins’, o Google também intensificou as penalizações para estas práticas. Desta forma, sites com backlinks ruins caem ou desaparecem completamente nas classificações;
  • Links Bons: é uma lista relativamente extensa, mas que precisa ser compreendida:
    • Links adicionados sem o fator monetário;
    • Links de sites com temáticas relacionadas;
    • Links vindos de sites que já têm a relevância e a confiança do Google;
    • Link que agregue mais valor ao conteúdo.

Ter conteúdos de extrema qualidade fará com que outros redatores note a relevância e façam referência a ele em seus sites. Este é o chamado Link Building Natural. Somando isso a boas classificações nos mecanismos de busca, as chances de seu link ser encontrado e usado como backlink é muito grande.

E você, conseguiu compreender melhor o que são On-Page e Off-Page? Vem com a gente que estaremos disponibilizando cada vez mais conteúdos gratuitos e de qualidade!

Confira outros textos que poderão te interessar: https://speedranked.com/beneficios-do-seo/

E CASO PRECISE DE AJUDA, O TIME DA SPEED RANKED ESTÁ À DISPOSIÇÃO PARA TIRAR SUAS DÚVIDAS E TE AJUDAR A ALCANÇAR GRANDES RESULTADOS PARA SEU BLOG PESSOAL OU SITE DE SUA EMPRESA.

Você pode verificar de duas formas diferentes:

Ou ligando para (17) 2786-0954!

Fonte:

The Ultimate SEO Checklist