Se você tem um site pessoal ou de sua empresa / negócio e não conhece o Google Search Console, pare tudo o que está fazendo e leia este texto. O serviço disponível pela empresa é gratuito e conta com diversas ferramentas e relatórios fundamentais para otimização de sua página na web.
Algumas funcionalidades serão listadas abaixo:
- Análise de ranqueamento nas buscas do Google, utilizando as palavras chave;
- Verificação e correção de erros referentes aos rastreamentos e indexação e o número de impressões para cada página e seus respectivos cliques;
- Informações a respeito de mudanças feitas nas páginas.
Ao todo, o usuário poderá comparar o histórico dos últimos 16 meses, tendo referências dos países que visitaram o site ou por quais dispositivos entraram.
- NOTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS
Estas notificações são extremamente importantes, pois além de verificar qualquer tipo de erro relacionado a indexação, o usuário será informado caso um malware afete sua conta. Detalhar o problema e recomendar as soluções necessárias para corrigi-lo.
Depois disso feito, é interessante informar o Google (enviando o relatório contendo os problemas), para que tomem as devidas ações corretivas.
- INSPEÇÃO DE URL
É outra ferramenta muito conhecida e que ajuda o usuário quanto a análise e solução de problemas referentes à URL.
Basta você digitar o endereço no campo específico e o Google informará detalhes sobre a mesma, com dados estruturados, melhora no desempenho de rich snippets e a averiguação dos seus links presentes no buscador.
- RELATÓRIO DE LINKS
Com este relatório, o usuário terá acesso a 100% dos links existentes dentro do site, sejam eles internos ou externos.
Dá para saber quais backlinks apontam para seu site – podendo removê-lo, se necessário.
- RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS REFERENTES A OTIMIZAÇÃO PARA CELULAR
Ter um site responsivo é tão importante para seu SEO quanto para quem o acessa, já que o número de leitores/espectadores via smartphones aumenta mais e mais a cada ano.
O próprio Google têm ferramentas para que tais erros sejam solucionados, deixando-o mais rápido e com layout condizente.
- QUANTO ÀS ALTERAÇÕES FEITAS EM SEU SITE
Se adicionar uma SSL, requerer outro domínio ou outro tipo de alteração for feita, comunique o Google para que as informações sejam atualizadas. Entre pelo console de pesquisa e faça tal procedimento.
Estas atualizações são apresentadas após um ou dois dias depois da solicitação ser atendida.
O contato deve ser feito dentro dos fóruns de suporte ou escrevendo questões nas reuniões para os programadores.
- GOOGLE DISCOVERY
Disponível para Android e IOS pelo Google App, este é o serviço de Notícias do Google. Com a ajuda da Inteligência Artificial, você terá uma lista de artigos que cabem no seu perfil e que possam ser interessantes no seu dia a dia.
Neste ponto será mostrado o número de cliques recebidos naquele texto.
GOOGLE SEARCH CONSOLE E ANALYTICS
A diferença entre eles é a seguinte:
- O Google Search Console dá para o usuário todo desempenho de suas páginas dentro do Google. É aqui que entenderá qual palavra chave funciona melhor;
- O Google Analytics abre um panorama geral sobre o que o usuário fez quando esteve visitando seu conteúdo, quais páginas visitou primeiro, quanto tempo navegaram por lá e etc.
- OS 7 PASSOS DO GOOGLE SEARCH CONSOLE
Está iniciando nesta ferramenta? Calma que a gente especificou 7 passos simples para começar!
- Adição e verificação do site: registre-se, adicione o site e, assim, terá acesso às ferramentas gratuitas e, consequentemente, aos relatórios;
- Mapa XML: desenvolva um mapa em XML do seu site (apresentando todas as páginas importantes e que o buscador deve considerar, com a URL e os períodos de criação e última atualização) e envie para o Google;
- Confira se não há erros de rastreamento e indexação: com este tipo de problema, o link desaparecerá das pesquisas;
- Verifique a segurança do site: o Google Search Console apresentará qualquer penalidade ou problemas com a segurança do site. É indicado que esteja atento a estes relatórios. Caso haja problemas, não se assuste, pois o próprio Google dará maiores detalhes sobre como resolvê-lo;
- Comparação de desempenho: o algoritmo poderá colocar seus conteúdos mais acima ou abaixo no ranqueamento. Para não ter grandes surpresas, confira o Relatório de Pesquisa. Ele fará a comparação das pesquisas e o respectivo desempenho no período de 7 dias antes e 7 dias depois da atualização;
- Relatório de Resultados de Pesquisa: irá ajudar a melhorar o ranqueamento no Google e, consequentemente, gerará mais tráfego. Use os filtros “Posição Média” e “CTR* Média” para descobrir links pouco visitados;
- Palavras Chave: uma palavra chave bem utilizada enriquece o conteúdo e classifica seu link de maneira mais positiva. Ideal saber que seu texto poderá ter várias palavras chave. O filtro “Page” mostrará estas informações para você.
E agora, conseguiu entender melhor sobre o Google Search Console? Para dúvidas, sugestões e mais informações, entre em contato.
*CTR é a taxa de cliques por pesquisa. Uma taxa baixa apresenta-se abaixo de 3% (esteja atento ao SEO, títulos e subtítulos e meta descrição para dar maior visibilidade).
Este texto também poderá te interessar: https://speedranked.com/marketing-de-conversacao/