MARKETING DE CONVERSAÇÃO

 

Uma boa cartilha para equipes de venda começa com a seguinte questão: será que já não houveram clientes que iriam fazer compras online durante a noite, precisavam de uma ajuda e não tinha disponível?

Note que mais de 50% dos consumidores deixam seus carrinhos “de lado” por causa disto. Portanto, num mundo tão ágil, não há como dispensar a comunicação com o cliente, fazendo-a de maneira eficaz, mas amigável.

Isso se chama Marketing de Conversação e nós da SPEED RANKED iremos tirar suas dúvidas sobre o tema.

O QUE É MARKETING DE CONVERSAÇÃO?

Este tipo de estratégia ajudará o cliente em tempo real e, consequentemente, o envolverá em novos leads por meio do chamado “funil de venda”.

Funciona baseado em três pilares de sustentação:

    • Envolva-se: é o início de sua conversa com o futuro cliente;

    • Entenda: dedique tempo para entender a fundo as necessidades do comprador;

    • Recomende: ao entender, recomende as melhores opções de serviços/produtos.

Com este trato mais próximo e personalizado, as chances de garantir boas vendas agora e num futuro serão consideráveis. Como cita Mattia Gnemmi, cofundadora da Conversation Design, “a conversa é a interface mais antiga e eficaz. É o que todo mundo usa na vida real. Pode ser a interface mais forte entre um usuário e a empresa, mesmo no mundo digital. Não é um formulário de aquisição ou uma forma de pedir um e-mail ou número de telefone, mas é uma maneira de tentar emular a experiência da vida real e o modelo de relacionamento”.

Interações ao vivo, em redes sociais como WhtsApp ou mesmo num chat dentro do site da empresa pode ser um fator primordial para este diálogo.

INTERAÇÃO NO CHAT

Quem nunca entrou no site de uma marca e viu abrir um chat para tirar dúvidas ou fazer perguntas? Esta, talvez tenha sido uma das primeiras formas de interação.

É sempre importantíssimo ter outro canal para este diálogo com um representante de suporte disponível, já que o chat pode não ser tão esclarecedor como promete.

Esta inteligência artificial (que pode ser enviada via SMS ou em mídias digitais) cria “memórias” e trás diálogos antigos, ajudando neste relacionamento que está sendo criado.

Há outros chats que contém pessoas reais, mas o fluxo de atendimento não terá o mesmo dinamismo e os gastos serão maiores, por conta da mão de obra de cada funcionário. Sem a mesma rotatividade os clientes poderão esperar demasiadamente para serem atendidos.

MARKETING DE CONVERSAÇÃO X MARKETING CONVENCIONAL

O MKT Convencional demanda tempo para que os resultados comecem a aparecer, pois o funil tradicional demanda preenchimento de formulários e recebimento de materiais de campanha. Só assim o lead estará pronto para ser colocado em prática.

O Marketing de Conversação agiliza tudo isso e, como já comentamos, pode-se utilizar ferramentas de interação, como os chats ou as mídias digitais. A qualificação e atenção para cada cliente que faz perguntas e dialoga com a marca é expandida.

QUANDO UTILIZAR O MARKETING DE CONVERSAÇÃO?

O Marketing de Conversação pode ser utilizado para gerar vendas, pois as pessoas estão mais propensas a fazer tais aquisições quando a empresa tem esta interação.

Podemos lembrar que se o cliente receber apenas uma resposta da empresa, as chances de conversão vão para 50%. A opinião do público vale muito e, por vezes, dita o caminho para onde sua empresa deve ir, dentro do setor em questão.

E você, entendeu mais e melhor sobre Marketing de Conversação? Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato conosco. Será um prazer atende-lo.

Este texto também poderá te interessar: https://speedranked.com/diferenca-entre-seo-e-sem/

Fonte: Alexa